*Da Redação Dia a Dia Notícia
No final de 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, que as eleições de 2022 terão a votação unificada com o horário de Brasília em todas as unidades federativas. Isso significa que as eleições iniciam às 8h e terminam às 17h do dia 2 de outubro, seguindo o horário de Brasília. A mudança altera os horários das votações nos estados em outros fusos horários, incluindo no estado do Amazonas (AM).
No segundo maior colégio eleitoral da região Norte, o pleito inicia uma hora mais cedo e encerra uma hora mais cedo. Na capital Manaus e na maioria dos municípios do interior, as urnas abrem às 7h da manhã e fecham às 16h da tarde. Essa regra também vale para outros estados que compartilham o fuso horário amazonense: Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Contudo, 11 municípios amazonenses iniciam ainda mais cedo, por estarem no fuso horário do Acre (AC):
- Amaturá;
- Atalaia do Norte;
- Benjamin Constant;
- Eirunepé;
- Envira;
- Guajará;
- Ipixuna;
- Itamarati;
- Jutaí;
- São Paulo de Olivença;
- e Tabatinga.
Nesses municípios, as eleições iniciam às 6h da manhã e encerram às 15h da tarde. O mesmo vale para todos os municípios do Acre. A previsão é de que os resultados do pleito de 2022 para todos os cargos comece ao mesmo tempo, em Brasília.
Antigamente, a Justiça Eleitoral só divulgava os resultados iniciais após o término da votação no Acre, quando já eram 18h no Amazonas e 19h na capital federal.