*Da Redação Dia a Dia Notícia
O União Brasil anunciou hoje (02/08) que a senadora Soraya Thronicke, do Mato Grosso do Sul, é a pré-candidata do partido à Presidência da República. O nome de Soraya, no entanto, deverá ser confirmado em convenção nacional do partido. As convenções partidárias para oficializar candidaturas devem ocorrer até o dia 5 de agosto.
A pré-candidatura da senadora sul-mato-grossense ocorre após a desistência do presidente do partido, deputado federal Luciano Bivar, de concorrer na eleição de 2 de outubro.
“Resolvi voltar e permanecer na Câmara Federal”, disse em discurso na convenção estadual do União Brasil, em Pernambuco, seu reduto eleitoral.
Soraya Thronicke é senadora de primeiro mandato, eleita em 2018 pelo PSL, então partido do presidente Jair Bolsonaro. Após o Partido Social Liberal (PSL) se fundir com o Democratas (DEM), criando o União Brasil, parlamentares mais alinhados com Bolsonaro deixaram a legenda para se juntarem ao presidente no Partido Liberal (PL), mas Soraya continuou no partido, mostrando fidelidade a Bivar. Ela é advogada e empresária.
A desistência de Bivar é fruto de uma articulação do Partido dos Trabalhadores (PT), que esperavam o apoio do União Brasil à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Contudo, alas ligadas ao antigo DEM, opositores históricos do petismo, se mostraram resistentes à ideia. Ainda existe a possibilidade de o partido liberar seus palanques estaduais, como ocorre no Amazonas, onde o governador Wilson Lima (União) apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL).