Search
booked.net
Search
Close this search box.

Com aumento de casos da variante Ômicron, Portugal terá restrições mais rígidas após o Natal

Foto: Reuters/Pedro Nunes

*Reuters

Portugal ordenou nessa terça-feira (21), o fechamento de boates e bares e disse às pessoas que trabalhassem em casa por pelo menos duas semanas a partir de sábado para controlar a disseminação do Covid-19 durante o período de feriados.

“Este ainda não é o Natal normal a que estamos acostumados”, disse o primeiro-ministro Antonio Costa em entrevista coletiva. “Se não adotarmos essas medidas agora, as consequências para a vida de todos serão muito piores depois do Natal e do Ano Novo”.

Costa também anunciou restrições de capacidade nas lojas e disse que um teste de coronavírus negativo agora seria necessário para ficar em hotéis ou ir a eventos.

As autoridades também limitarão as reuniões ao ar livre a 10 pessoas por grupo na véspera de Ano Novo, quando um teste negativo será necessário para entrar em restaurantes, cassinos ou participar de festas em espaços públicos, disse Costa.

A maioria das medidas anunciadas por Costa deveriam entrar em vigor no início de janeiro, mas a atual situação de pandemia forçou o governo a implementá-las com antecedência, acrescentou.

Portugal, que tem uma das taxas de vacinação mais elevadas do mundo contra Covid-19 com cerca de 87% dos seus 10 milhões de habitantes totalmente inoculados, enfrenta um surto de infecções juntamente com o resto da Europa, em parte devido à rápida disseminação do Ômicron variante.

Quase 50% dos novos casos de coronavírus em Portugal são da variante Ômicron, disse o instituto nacional de saúde em um relatório na terça-feira.

O país registrou 5.754 novos casos de Covid-19 na terça-feira, retornando aos níveis registrados pela última vez em fevereiro, quando enfrentou sua batalha mais dura contra a doença, mas as mortes e hospitalizações continuam baixas em comparação com aquele período.

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse na semana passada que as infecções por Ômicron dobram a cada dois dias e podem ser responsáveis ​​por 80% de todos os novos casos até o final do mês.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.