Search
booked.net
Search
Close this search box.

Com apenas 1,35% dos votos, Arthur Neto é rejeitado pelo PSDB e declara apoio a Doria

Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, recebeu apenas 1,35% dos votos nas prévias do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), onde João Doria foi escolhido de forma democrática como candidato à Presidência da República nas eleições de 2022 pela sigla.

Apesar de não conseguir se consolidar como candidato, Arthur Neto afirmou que se sente que seu dever foi cumprido. “Estou muito orgulhoso desse momento. O importante agora é construirmos a unidade partidária. Foi um momento muito feliz para o PSDB e para cada um de nós (Bruno, Eduardo, João e eu). Encontrei um quadro polarizado, percorri o Brasil sabendo que não ia ganhar, mas fiz o meu trabalho: falei de Amazônia”, afirmou durante a solenidade que marcou o fim das primárias do PSDB.

Arthur ocupou o terceiro lugar da votação, perdendo para 44,66% de Eduardo Leite e para 53,99% de João Dória. O evento que consolidou o governador de São Paulo, João Doria como candidato oficial foi realizado nesse sábado (27), no centro de convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Após o resultado, Arthur declarou apoio ao colega, com quem sempre mostrou maior aproximação, e soube reconhecer a escolha do partido. “Parabenizo o vencedor. Agora é hora de humildade e de respeito aos resultados. É hora de nos unirmos em torno do nome escolhido, unificar os discursos e todos nos doarmos para o João, para que possamos chegar às eleições de 2022 com grandes possibilidades de vitória e trazer o PSDB de volta ao centro das decisões políticas do país. Estou pronto para ajudar, foi um banho de Brasil e agora vamos dar um banho de PSDB”, destacou.

Ao falar sobre sua função no partido, Virgílio  comentou que foi de fundamental importância promover o debate sobre Amazônia, Democracia e sustentabilidade. “Estou muito leve, porque sempre fui um anticandidato e usei esse palanque para falar de democracia, da Amazônia. Eu precisava colocar na cabeça de todos que a Amazônia é um lugar que merece a atenção que o Brasil ainda não dá a ela e que o mundo já dá há muito tempo”, finalizou Arthur Neto.

Bem antes das prévias presidenciais, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o FHC, já havia anunciado que seu ‘preferido’ para concorrer à presidência era João Dória.

Na oportunidade, FHC disse: “Vou falar primeiro uma coisa: ele (João Doria) é candidato à presidência e tem meu voto”, disparou durante almoço no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Vale ressaltar que Fernando Henrique foi chefe do ex-prefeito de Manaus, quando este foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

De acordo com o portal O PODER, Arthur Neto vem ‘colecionando’ inimigos dentro do PSDB, volta e meia atacando nomes como o do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin – que está de malas prontas para voar do ninho tucano – e o do deputado federal Aécio Neves. Recentemente, inclusive, Arthur falou que Neves havia ‘bolsonarizado’ o PSDB e que o mineiro tentou “melar” as prévias presidenciais.

“(Aécio) virou uma espécie de presidente honorário do baixo clero, e pretende, com isso, ver um partido que não tenha candidato a presidente, quer melar as prévias. E tem sonhos, nos delírios dele, de ser presidente da Câmara outra vez. Hoje nós temos mais da metade do PSDB quase sistematicamente votando a favor do Bolsonaro, e isso tem o dedo dele. Ele perdeu totalmente a noção de que é ser tucano”, declarou ele, durante entrevista ao site ‘Metrópoles’.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.