*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Amazonas registrou o segundo maior crescimento da atividade econômica do país, segundo dados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central nessa sexta-feira (26). Na comparação entre outubro de 2025 e o mesmo mês de 2024, o avanço no estado foi de 5,7%, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, que liderou o ranking com alta de 7%.
De acordo com o levantamento, a atividade econômica cresceu em todas as cinco regiões do Brasil no período analisado. A região Norte apresentou o melhor desempenho, com expansão de 3,2%, seguida pelo Nordeste (2,6%), Centro-Oeste (1,6%), Sudeste (1,2%) e Sul (1,1%).
Entre os 13 estados acompanhados pelo Banco Central, apenas São Paulo e Paraná registraram retração, com quedas de 0,9% e 0,6%, respectivamente. Nos demais, houve crescimento, com destaque, além do Amazonas, para Goiás (4,7%), Bahia (4,0%) e Santa Catarina (3,1%).
O IBCR é considerado um termômetro da economia regional e serve como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O resultado do Amazonas reflete, principalmente, o desempenho do setor industrial, impulsionado pela atividade no Polo Industrial de Manaus, que teve aumento no faturamento ao longo do período.
