Um espaço que quer ser referência para o povo da rua de Manaus foi inaugurado na sexta-feira, dia 14, com a ajuda do Papa Francisco, que enviou boa parte dos recursos para atender o povo sofrido, que enfrenta graves dificuldades em consequência da pandemia da Covid-19. O Centro de Acolhida do Povo da Rua – Dom Sergio Eduardo Castriani está localizado na Igreja Nossa Senhora dos Remédios.
O local leva o nome do Arcebispo Emérito de Manaus Dom Sergio Eduardo Castriani, uma singela homenagem a ele que foi precursor da Pastoral do Povo da Rua na Arquidiocese de Manaus. Castriani faleceu no passado mês de março, em plena pandemia.
![]()
Durante a cerimônia foi descerrada a placa da casa pela senhora Marisa Ferreira, catadora de material reciclável da Praça dos Remédios e por Dom Leonardo Steiner, nela continha uma imagem do Arcebispo Emérito e o seu nome. Após esse momento houve o corte da fita que dá acesso a entrada, sendo assim inaugurado o espaço. Na ocasião foi realizado o rito de benção, onde Dom Leonardo aspergiu todo o espaço com água benta. Em procissão, os religiosos e religiosas, padres, agentes pastorais, pessoas em situação de rua e a imprensa foram adentrando o lugar.
O arcebispo de Manaus Dom Leonardo Steiner, o bispo auxiliar, Dom Tadeu Canavarros, a catadora Sra. Marisa Ferreira o idealizador da lavanderia destinada as pessoas em situação de rua, Sr. Aldenir Vieira, a Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Alzira Costa, a coordenadora da Pastoral do Povo da Rua, Cássia Silva e o Pároco da Catedral de Manaus Padre Hudson Ribeiro, compuseram uma mesa e cada um tomou a palavra. Agradecimentos e emoção tomaram conta do momento. A catadora de recicláveis, Sra. Marisa, destacou o acolhimento da pastoral junto às pessoas em vulnerabilidade, principalmente na escuta dessas pessoas.
![]()
Dom Leonardo fez um agradecimento especial ao Papa Francisco, que destinou verba para ajudar na reforma centro, além de agentes pastorais e voluntários que trabalharam no projeto. Neste espaço de acolhida, além do atendimento social, funcionará uma cozinha para o preparo de refeições, banheiro com 6 chuveiros, lavanderia e armários. Todos esses serviços serão exclusivamente destinados à população em situação de rua do centro de Manaus.
