Nesta quarta-feira, 17, a Catedral de Manaus começou a distribuição das tradicionais cinzas por meio de drive-thru. Os fiéis poderão passar na Catedral, das 9h às 16h, durante toda a semana, para receberem o símbolo, mas apenas uma pessoa por família. Sem as missas presenciais, a Arquidiocese de Manaus iniciou uma quaresma atípica com adaptações causadas pela Covid-19.
O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, presidiu a tradicional missa da quarta-feira de cinzas, que marca o início da Quaresma no calendário cristão, sendo este um tempo de conversão, de silêncio, de jejum e esmola, em preparação para vivenciar a Páscoa de Jesus.
A Santa Missa foi realizada às 7h30 na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, tendo como concelebrante os bispos auxiliares Dom José Albuquerque e Dom Tadeu Canavarros, além do Monsenhor Sabino Andrade e do pároco Pe. Hudson Ribeiro.
Em virtude da pandemia, a celebração não contou com a presença de fiéis, religiosos ou leigos.
Ao fim da celebração foi realizada a solenidade da abertura oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica e, das 10 às 11h Pe. Hudson realizou a imposição das cinzas em alguns fiéis dentro da igreja e depois distribuição das cinzas em regime drive-thru para os carros que estavam transitando em frente à Catedral.