Manaus, terça-feira 13 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Com 319 casos registrados em 2025, Amazonas reforça diagnóstico precoce no Janeiro Roxo

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Com 319 casos novos de hanseníase registrados em 2025, o Governo do Amazonas reforça, neste mês de janeiro, as ações de diagnóstico precoce e combate à doença por meio da campanha Janeiro Roxo. A programação, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), tem início com uma ação de busca ativa para identificação de novos casos, marcada para o sábado, dia 17, na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), em Manaus.

Do total de casos notificados no ano passado, 106 (33,4%) ocorreram na capital e 211 (66,6%) foram registrados em 49 municípios do interior, o que reforça a necessidade de ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento, especialmente fora de Manaus.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o Amazonas avançou no enfrentamento da hanseníase, deixando de liderar o ranking nacional da doença e ocupando atualmente a 17ª posição entre os estados brasileiros. Para ela, o Janeiro Roxo é uma oportunidade estratégica para alertar a população sobre os sinais da doença e a importância da procura precoce por atendimento.

A coordenadora do Programa Estadual de Combate à Hanseníase, Valderiza Pedrosa, destaca que o fortalecimento do diagnóstico tem sido fundamental para quebrar a cadeia de transmissão. “Quanto mais ampliamos o diagnóstico, mais avançamos no controle da doença e no tratamento adequado, evitando sequelas como deformações”, afirmou.

Durante o Dia de Busca Ativa, a Fuham irá atender exclusivamente pessoas com suspeita de hanseníase, especialmente aquelas que apresentam sinais como perda de sensibilidade em alguma parte do corpo. Casos de outras dermatoses não serão atendidos e, quando necessário, os pacientes serão encaminhados à rede básica de saúde.

Além da busca ativa, a campanha contará com uma caminhada no Centro de Manaus, no dia 25 de janeiro, e será encerrada no dia 31 com o seminário “Pensando em Hanseníase”, voltado a profissionais de saúde, estudantes e pessoas interessadas no tema.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.