Search
booked.net
Search
Close this search box.

Com 27%, TJAM tem a terceira menor participação de mulheres

O TJAM conta atualmente com 9 desembargadoras. Foto: Raphael Alves

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) possui a terceira menor participação de mulheres, com percentual de 27%, aponta levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os dados do ‘Justiça em Números’, mostram que nenhum tribunal de Justiça do país tem paridade de gênero, onde em todos a maioria são homens.

Outros tribunais de Justiça também apresentam menor participação das mulheres como os do Piauí (25%), Roraima (27%), Tocantins (28%) e Alagoas (28%).

Fonte: CNJ

Já os tribunais que apresentam uma maior presença e participação das mulheres são os do Rio de Janeiro (48%), Rio Grande do Sul (47%), Bahia (44%), Rio Grande do Norte (43%) e Sergipe (42%).

O TJAM conta com 52% de seus quadros formados por mulheres, sendo na magistratura nove desembargadoras (de um total de 26) e 73 juízas (de um total de 180). Em relação a outros cargos, o tribunal possuí 1.241 servidoras (de um total de 2.568) e 548 estagiárias (de um total de 833).

Pela primeira vez, em mais de 130 anos, a atual administração do TJAM conta com duas mulheres exercendo o cargo de Presidente e Vice-Presidente, cargos ocupados pelas desembargadoras Nélia Caminha Jorge e Joana dos Santos Meirelles, respectivamente.

Desembargadoras Joana dos Santos Meirelles e Nélia Caminha Jorge. Foto: Raphael Alves

Com Nélia Caminha Jorge no comando do TJAM, está é a terceira vez que uma mulher exerce a Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas. A mulheres que ocuparam os cargos em outras ocasiões foram Marinildes Costeira de Mendonça Lima (2002-2004) e Maria das Graças Pessoa Figueiredo (2014-2016).

Marinildes Costeira de Mendonça Lima. Foto: Reprodução
Maria das Graças Pessoa Figueiredo. Foto: Reprodução

Em sua estrutura, o TJAM também possui a “Comissão do Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário”, que é presidido pela desembargadora Carla Maria Santos dos Reis, Comissão esta que constitui-se como um grupo de profissionais comprometidos na implementação de políticas, diretrizes e ações voltadas à promoção da igualdade de gênero e à busca pela equidade no âmbito do sistema judiciário.

Percentuais de mulheres em todos os tribunais estaduais:

TJPI = 25%
TJRR = 27%
TJAM = 27%
TJTO = 28%
TJAL = 28%
TJMS = 28%
TJAC = 28%
TJRO = 31%
TJES = 33%
TJMG = 33%
TJSC = 34%
TJPE = 34%
TJGO = 35%
TJMT = 36%
TJPA = 36%
TJMA = 36%
TJCE = 36%
TJSP = 36%
TJAP = 37%
TJPB = 38%
TJDFT = 40%
TJPR = 42%
TJSE = 42%
TJRN = 43%
TJBA = 44%
TJRS = 47%
TJRJ = 48%

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.