O Amazonas registrou mais 88 casos de Covid-19 neste sábado (18), totalizando 1.897 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Susam) e pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), em coletiva on-line transmitida pelas redes sociais do Governo do Estado. Também foram confirmados mais 16 óbitos pela doença, elevando para 161 o total de mortes.
De ontem para hoje, mais 54 pessoas se recuperaram da doença e estão fora do período de transmissão do vírus, totalizando, agora, 430 recuperados.
Outros 230 testes estão sendo processados no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen).
Dos 1.897 casos confirmados no Amazonas, 1.593 são de Manaus e 304 do interior do estado. Além da capital, 22 municípios já têm casos confirmados.
Participaram da transmissão ao vivo a secretária da Susam, Simone Papaiz, e a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto. Na ocasião, Rosemary Pinto apresentou gráficos que comprovam a velocidade com a qual o vírus se propaga, ressaltando a importância do distanciamento social, para reduzir a proliferação.
Internações
Entre os casos confirmados de Covid-19, há 156 pacientes internados, sendo 68 em leitos clínicos e 88 em UTI.
Há ainda outros 525 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 367 estão em leitos clínicos e 158 estão em UTI.