*Especial da Redação do Dia a Dia Notícia
Um novo levantamento que mede o possível tempo de TV dos candidatos à Prefeitura de Manaus mostra o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União), com o maior número de inserções diárias nas TVs e rádios da capital amazonense. Ao todo, a candidatura de Cidade tem 11 minutos, 42 segundos 2 décimos, com direito a 23,4 inserções de 30 segundos nas mídias por dia.
O tempo de TV é dividido da seguinte forma: 90% é proporcional à bancada eleita por um partido na última eleição legislativa federal, no caso a de 2022. Os 10% demais são divididos igualmente entre todos os partidos que tem direito ao benefício.
A coligação de Roberto Cidade, atualmente, é formada por União Brasil (União), Progressistas (PP, Podemos, Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido Renovação Democrática (PRD). O Partido da Mulher Brasileira (PMB), que também apoia Cidade, não tem direito a tempo de TV de bancada por não ter eleito deputados federais em 2022, mas recebe o proporcional destinado a todos os partidos.
A segunda coligação com mais tempo é a do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), com 10 minutos, 35 segundos e 2 décimos, com direito a 21,2 inserções de 30 segundos na TV e no rádio por dia. Almeida é apoiado pelo Avante, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o Partido Social Democrático (PSD) e o Republicanos. O Agir se encontra na mesma situação do PMB.
O terceiro colocado é Marcelo Ramos (PT), com 8 minutos, 26 segundos e 2 décimos, tendo direito a 16,9 inserções diárias. Marcelo recentemente recebeu apoio do Partido Democrático Trabalhista (PDT) – embora os pré-candidatos tenham apoiador Roberto Cidade -, somando forças à Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e ao Solidariedade de Bosco Saraiva, que já havia declarado apoio ao petista.
Sem coligações
Até o momento sem ter recebido apoios, a candidatura do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) é a que possui mais tempo entre os que caminham solo nas eleições. Com a maior bancada do Congresso Nacional, o Partido Liberal garantiu sozinho 7 minutos, 31 segundos e 7 décimos ao candidato, com direito a 15,1 inserções diárias.
O mesmo ocorre com a federação PSDB/Cidadania, que lançou o deputado federal Amom Mandel (Cidadania). O parlamentar terá direito a 1 minuto, 33 segundos e 6 décimos, com 3,1 inserções diárias. Amom também recebeu apoio do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), mas esse não tem direito a tempo de TV por bancada.
A candidatura da federação PSOL/Rede, representada pela advogada Natália Demes (PSOL), terá direito a 1 minuto, 15 segundos e 9 décimos, com 2,5 inserções diárias nas mídias.
Os partidos Novo, Mobiliza e Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) possuem os menores tempos de TV. O Novo de Maria do Carmo Seffair possui 27 segundos 3 décimos de tempo de TV, com 0,9 inserções. A sigla elegeu somente uma deputada federal em 2022: Adriana Ventura de São Paulo.
Já o Mobiliza de Wilker Barreto e o PSTU de Gilberto Vasconcelos terão direito a apenas 14 segundos de tempo de TV, com 0,5 inserções diárias. Os partidos, que não elegeram representantes no Congresso, tem direito apenas ao tempo proporcional liberado para todos os partidos.