Uma iniciativa da parceria entre Coca-Cola Brasil e Unidos Pela Vacina beneficia um total de 50 cidades do interior do Amazonas com a doação de equipamentos essenciais para o funcionamento dos locais de vacinação contra a Covid-19. serão doados equipamentos como câmara fria e caixas térmicas para armazenamento das vacinas, materiais hospitalares (álcool, luvas e máscaras) e de escritório, como computadores, além de combustível.
A maioria dos municípios do interior do Amazonas será beneficiado com as doações dos equipamentos, o que irá impactar cerca de 1,8 milhão de pessoas. Todos os produtos listados têm como origem ofícios enviados pelos próprios municípios e a ideia é que as doações fiquem como legado também para outras campanhas de vacinação do calendário regular.
Municípios beneficiados
Das 4 regiões do estado, 50 municípios amazonenses têm sua participação confirmada. São eles:
Norte do Amazonas (5): Barcelos, Japurá, Maraã, Novo Airão e Santa Isabel do Rio Negro.
Sudoeste (14): Atalaia do Norte, Carauari, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Jutaí, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga e Tonantins.
Centro (24): Alvarães, Anamã, Anori, Autazes, Barreirinha, Boa Vista de Ramos, Caapiranga, Careiro, Coari, Codajás, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Parintins, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tefé, Urucará e Urucurituba.
Sul (7): Apuí, Boca do Acre, Humaitá, Lábrea, Novo Aripuanã, Pauini e Tapauá.
A Coca-Cola Brasil fez parte do Juntos pelo Amazonas, que reuniu 15 grandes empresas e entidades do país para a doação de R$ 1,6 milhão referente a uma usina de produção de oxigênio, e do Movimento UniãoBR, que doou 11 usinas de oxigênio, 8 mini usinas, 80 mil EPIs (equipamentos de proteção individual) e 500 cilindros de oxigênio. Diretor da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca fala sobre o compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento do Estado.
“Estamos aqui no Amazonas há mais de 30 anos. Faz parte do nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento do estado contribuir para a diminuição das desigualdades locais. Não podia ser diferente durante a pandemia”, afirmou Bicca.
O Unidos Pela Vacina é uma iniciativa que defende o acesso à imunização contra Covid-19 para todos, promovendo um trabalho em rede com empresas, sociedade civil e poder público para facilitar e agilizar a imunização contra o coronavírus. Armando Valle, representante da iniciativa no Amazonas destaca o alcance do movimento:
“Nosso time conseguiu detalhar as necessidades para acelerar a vacinação em vários municípios do estado, um trabalho grande, minucioso e preciso que temos muito orgulho de ter realizado”
Para realizar a compra e entrega dos itens, a ação terá apoio local do Grupo de Apoio Voluntário (GAV), que vem atuando na linha de frente no combate à pandemia no Amazonas. A entidade conta com mais de 100 voluntários no estado, com foco nas populações mais vulneráveis.
“É condição indispensável, neste momento, a união do poder público com as empresas privadas e a sociedade civil organizada, para que seja acelerada ainda mais a vacinação no Brasil e possamos alcançar o nível de imunização estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, diz Fabiana Carioca, presidente do grupo.