*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Coca-Cola Brasil emitiu uma nota oficial afirmando que o Grupo Simões – apontado como patrocinador dos projetos de mineração de potássio em Autazes (AM) – não faz “parte de seu sistema de fabricantes” e pontua que sua maior parceira no Norte do Brasil é a empresa Solar Coca-Cola.
A Coca-Cola afirmou ainda que “não há qualquer relação entre seu negócio e o setor de extração de potássio”. O Ministério Público Federal apontou também a presença do grupo Bemol nos investimentos de potássio no município de Autazes.
Joint Venture
A SolarBR Coca-Cola é uma empresa cearense originada em 2013 por meio da fusão das fabricantes Renosa, Norsa e Refrescos Guararapes. Entre os proprietários está a família Jereissati, que possui influentes políticos em sua composição como Tasso Jereissati (PSDB), ex-senador e ex-governador do Ceará.
Em 2021, a SolarBR e o Grupo Simões fecharam uma parceria e se tornaram uma empresa do tipo joint venture, um modelo comercial que visa colaboração e reunião de recursos para um fim específico. Com isso, a Solar passou a atuar em 70% do território brasileiro.
O controle da empresa é divido entre as famílias donas da Solar e do Grupo Simões.