*Da Redação Dia a Dia Notícia
O município de Coari, no interior do Amazonas, é destaque em um relatório feito pelo site Metrópoles sobre deputados federais que enviaram recursos de emendas de transferência especial, as conhecidas emendas Pix, para prefeituras que são chefiadas por parentes. Segundo o levantamento, Coari lidera a lista. No ano passado, o município recebeu R$ 18,4 milhões em emendas por indicação de Adail Filho (Republicanos), onde o então prefeito, Keitton Pinheiro (PP), é primo do parlamentar.
Eleito no ano de 2022, Adail Filho está em primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ele é filho de Adail Pinheiro, eleito prefeito do município nas eleições municipais de 2024 em meio à polêmicas.
O site aponta que a transferência especial de emendas entre parentes se repete em outros 20 municípios brasileiros. A fatia do orçamento público destinada pelos parlamentares às unidades estaduais comandadas pelos próprios pais, filhos, irmãos ou cônjuges já ultrapassou a casa dos R$ 171 milhões em 2024.
O Dia a Dia Notícia entrou em contato com o parlamentar para um posicionamento sobre os dados divulgados e aguarda por um retorno.
Emenda Pix
Emenda Pix é uma modalidade que permite a transferência direta de verbas da União aos estados e municípios, sem a necessidade de formalização prévia de convênios, apresentação de projetos ou aval técnico do governo federal. A modalidade atingiu volume recorde em 2024 e ganhou prioridade na liberação, em razão do ano eleitoral.