Search
booked.net
Search
Close this search box.

CNJ afasta juiz Fábio Alfaia e abre processo para apurar favorecimento a Adail Filho em Coari (AM)

*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu afastar cautelarmente o juiz Fábio Alfaia, que responde pela Comarca de Coari. A decisão foi unânime entre os conselheiros, que seguiram o entendimento do corregedor-geral de Justiça e relator do processo, ministro Luís Felipe Salomão. A medida também instaura um processo administrativo disciplinar contra o magistrado, acusado de usurpar a competência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) no processo envolvendo o ex-prefeito do município, e atualmente deputado federal, Adail Filho (Republicanos).

Segundo o relator, o juiz Alfaia proferiu decisões fora de sua jurisdição em favor de Adail Filho quando ele já havia sido eleito, diplomado e empossado como prefeito de Coari. Portanto, todo e qualquer processo contra ele deveria ter sido encaminhado ao TJAM por prerrogativa de foro privilegiado.

Luís Felipe Salomão afirma que “o juiz praticou conduta ilícita ao sentenciar a ação penal quando sua competência havia cessado” e que ele teria segurado os processos em sua comarca para “assegurar a sua ideia de permanecer protegendo o réu”. O ministro também levantou suspeitas sobre o que teria levado o magistrado a ter esse comportamento e citou processos que acusam Fábio Alfaia de receber “vantagens indevidas” de pessoas próximas ao núcleo político da família Pinheiro.

O advogado de defesa Maurício Vieira, em sua sustentação, afirmou que o processo teria motivação política e que todas as decisões proferidas pelo juiz estavam “no regular exercício de suas funções”. Vieira destacou que procedimentos instaurados anteriormente foram arquivados por ausência de indícios.

“Há quatro anos o doutor Fábio Alfaia vem enfrentando uma verdadeira avalanche de procedimentos instaurados na via disciplinar e até judicial. Procedimentos esses que têm motivação exclusiva por irresignação [não aceitação] do teor de suas decisões judiciais”, ressaltou.

Maurício Vieira destacou também que a decisão de Fábio Alfaia no processo contra Adail ocorreu após a diplomação devido a embargos de ambas as partes, incluindo o Ministério Público do Amazonas (MPAM).

Votação

Apesar da defesa, os conselheiros do CNJ seguiram o entendimento de Luís Felipe Salomão. Ao final do julgamento, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do CNJ, Rosa Weber, proferiu a decisão e determinou a publicação de portaria para instaurar o processo disciplinar contra Fábio Alfaia, bem como seu afastamento das funções.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.