Search
booked.net
Search
Close this search box.

CMM barrou 27 pedidos de apuração sobre a Prefeitura de Manaus

Foto: Reprodução/CMM

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Um levantamento feito e divulgado pelo portal Vocativo mostra que, entre os anos de 2023 e 2024, a base do prefeito David Almeida (Avante), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), barrou 27 pedidos de apuração importantes contra atos suspeitos da prefeitura, entre contratos milionários, metas administrativas não cumpridas e atuação polêmica de secretários municipais.

O controle dos recursos públicos é uma atividade crucial para assegurar que a administração municipal atenda às necessidades da população. Conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988, a fiscalização do município é exercida pelo Poder Legislativo municipal por meio do controle externo.

Os vereadores, como membros desse poder, têm a responsabilidade de verificar se a aplicação dos recursos públicos está em conformidade com os princípios e normas estabelecidos. Porém, em Manaus, poucos parlamentares têm assumido esse papel nos últimos anos.

Até 2023, apenas dois vereadores, Amom Mandel (Cidadania, que em 2022 se elegeu deputado federal) e Rodrigo Guedes (atualmente no PP) se colocaram oficialmente como oposição dentro da Câmara Municipal de Manaus. De 2023 em diante, porém, outros parlamentares passaram a cobrar de forma mais incisiva a gestão do prefeito David Almeida (Avante).

De 2023 até o momento, Guedes foi o que mais apresentou requerimentos pedindo informações ou a convocação de figuras ligadas à prefeitura para esclarecimentos: foram 16 pedidos no total, todos negados. Enquanto esteve como vereador, Mandel teve 4 pedidos de esclarecimento negados.

Em segundo lugar aparece William Alemão (Cidadania), com 7 pedidos, também negados. Capitão Carpê Andrade (PL), embora se declare como oposição, não consta nenhum requerimento no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), base de dados de atuação dos vereadores no site da CMM.

Atualmente, a base aliada do prefeito é composta pelos vereadores Alonso Oliveira (Avante), Kennedy Marques (Mobiliza), Jander Lobato (PSD), David Reis (Avante), Eduardo Alfaia (Mobiliza), Dione Carvalho (Agir), Prof. Samuel (PDT), Mitoso (MDB), Sassá da Const. Civil (PT), Joelson Silva (Patriota), Wallace Oliveira (DC), Raulzinho (PSDB), Elan Alencar (DC), Fransuá (PSD), Eduardo Assis (PSD), Isaac Tayah (PSD), Roberto Sabino (MDB), Yomara Lins (Republicanos), Gilmar Nascimento (Avante) e Daniel Vasconcelos (Podemos).

Convocação de secretários

Recentemente, no início desse mês, a base do prefeito barrou a convocação do secretário titular da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Sabá Reis, a respeito de uma denúncia sobre contrato para a instalação de um crematório de animais no valor de R$ 15 milhões. O valor foi considerado exorbitante para um serviço supérfluo, porém, até o momento, não se sabe nada a respeito.

Outro episódio da gestão de David Almeida em outra secretaria segue até o momento sem respostas. Em março deste ano, um homem não identificado apareceu em um vídeo recebendo um envelope com dinheiro na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

As imagens mostram um homem que se identifica como motorista de Elson Santos, dono do portal de notícias ‘O Abutre’. Ainda não há explicações sobre o ocorrido. O titular da Semcom, Israel Conte, chegou a ir até o plenário, porém se reuniu com a base do prefeito antes de falar e só foi questionado pela oposição.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.