*Da Redação – Dia a Dia Notícia
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou na tarde desta quarta-feira (6), em sessão extraordinária, uma emenda de retomada da distribuição gratuita de sacolas plásticas nos supermercados da cidade. Essa distribuição terá o prazo de 12 meses e logo após esse período só ficará permitido a distribuição de sacolas biodegradáveis.
“Fica proibida a distribuição gratuita de sacolas plásticas comuns para os consumidores para o acondicionamento e transporte de mercadorias adquiridas em estabelecimentos comerciais que pertençam a redes de supermercados ou que possuam mais de 2000 metros quadrados de área construída, sendo permitida a distribuição gratuita de sacolas biodegradáveis e a venda, até o limite do preço de custo, das sacolas plásticas comuns”, destacou o Projeto de Lei (PL).
De acordo com o líder do prefeito David Almeida (Avante) na CMM, Marcelo Serafim (PSB), fica proibida a distribuição de sacolas plásticas a partir do dia 20 de outubro de 2022, pois o comércio terá um ano para se adequar. “A partir dessa emenda fica permitida a distribuição gratuita dessas sacolas de plástico comum”, explicou Marcelo.
Ele conta ainda que depois desse prazo só ficará permitida a distribuição de sacolas biodegradáveis por mais 12 meses e depois disso ficará proibido todos os tipos de sacolas. “O projeto permite que o comerciante dê de forma gratuita aquela sacola, tanto de plástico comum nos próximos 12 meses, quanto a de plástico biodegradáveis nos 12 meses seguintes. Após esse período todas serão proibidas”, ressaltou.