*Da Redação Dia a Dia Notícia
Os vereadores aprovaram nesta quarta-feira (23/3), por unanimidade, durante a sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei 055/2022 autorizando a administração municipal a realizar a concessão de serviços de implantação, operação e manutenção de miniusinas fotovoltaicas para geração de energia distribuída às unidades consumidoras da Prefeitura de Manaus.
A proposta, enviada pelo município à Casa Legislativa e aprovada em regime de urgência, prevê a instalação de nove Centrais de Geração Fotovoltaica, que terão capacidade para gerar 45 megawatts.
Os cálculos que trazem a previsão de economia do Município com o sistema de energia fotovoltaica é baseado no consumo do ano de 2019, onde o gasto anual com energia elétrica esteve na média de R$ 66 milhões. Com a implantação deste sistema, até R$ 6 milhões, poderão ser economizados, recurso este que pode ser utilizado em outras áreas.
A energia solar fotovoltaica é gerada pela conversão direta da radiação solar em eletricidade, de modo que quando a luz do sol atinge uma célula fotovoltaica, é produzida uma pequena corrente elétrica que é coletada e transferida para os componentes do sistema, sendo uma das alternativas a utilização em sistemas interligados à rede elétrica.
Demais projetos
Outros nove projetos foram deliberados durante a sessão, dentre eles o Projeto De Lei, de autoria do Vereador Fransuá (PV), que institui a Campanha Permanente de Conscientização sobre Castração de Animais; o da vereadora Thaysa Lippy (PP), que dá prioridade de matrícula e de transferência às crianças e adolescentes, que estejam sob a guarda de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, nas creches e escolas municipais de ensino infantil e fundamental e do vereador Wallace Oliveira (Pros), que dispõe sobre a instituição do prontuário eletrônico, da carteira de vacinação digital e do atestado eletrônico municipal de vacinação, todos encaminhados para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).