Manaus, terça-feira 23 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Clínica da família ofertará profilaxia pré-exposição ao HIV em Manaus

Prefeitura de Manaus inicia nesta terça-feira (16/03), a oferta da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) na clínica de saúde da família Raimundo Franco de Sá, localizada no bairro Nova Esperança, zona Oeste. Inédito na rede municipal de saúde, a PrEP reduz em mais de 90% o risco de infecção pelo HIV e é mais uma das estratégias de prevenção combinada disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A profilaxia consiste no uso diário de uma medicação antirretroviral, que tem a função de impedir que a pessoa seja infectada pelo HIV, e é indicada para um público específico de pessoas com maiores chances de entrar em contato com o vírus.

“Esse é mais um serviço que a Prefeitura de Manaus está inserindo na rede municipal de Saúde, ampliando o acesso da população às ações de prevenção, como recomendação do prefeito David Almeida. E a intenção é continuar o trabalho de descentralização da PrEP, organizando a rede de atendimento para que no futuro o serviço possa ser oferecido também em Unidades de Saúde localizadas nas zonas Norte, Sul e Leste”, afirma a secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins.

A PrEP não é direcionada para todos os públicos, mas indicada para populações mais vulneráveis ao HIV – gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, trabalhadores/as do sexo e casais sorodiferentes – e que também tenham maior chance de entrar em contato com o vírus, por não usarem preservativos nas relações sexuais e estarem mais expostas ao risco de infecção.

A chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, explica que a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV combina dois medicamentos (tenofovir + entricitabina), e agem para evitar que o HIV infecte o organismo.

“O medicamento deve ser tomado diariamente, para que tenha o efeito necessário de proteção, ou não será suficiente para bloquear o vírus na corrente sanguínea”, alerta Rita de Cássia.

Dados sobre HIV/Aids em Manaus

Em 2020, o município de Manaus registrou 986 casos de infecção pelo HIV e 524 de Aids (estágio da doença da infecção pelo vírus). Em relação a 2019, os dados representam redução de 23,44% nos casos de HIV e de 19,13% nos casos de Aids.

“Os dados comparativos mostram redução, mas por causa da pandemia da Covid-19 esse resultado pode ser um reflexo da diminuição da procura pelos serviços de diagnóstico no ano passado. Por isso, é essencial que a população procure as unidades de Saúde para a realização de exames”, recomenda Rita de Cássia.

*Com informações da Semcom

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.