*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Com mais que o dobro de votos da adversária, a candidata Claudia Sheinbaum, do Partido Morena, ao Palácio Nacional confirmou, nas pesquisas de boca de urna, o favoritismo à Presidência do México. Às 20h locais (23h de Brasília), os primeiros resultados extraoficiais divulgados pela imprensa mexicana apontavam 58,8% dos votos para Claudia e uma vantagem de 28,7 pontos sobre a adversária, a senadora Xóchitl Gálvez. Na manhã desta segunda-feira (3/6), a vitória de Claudia foi confirmada.
Durante toda a votação, tanto a coligação Morena/Partido Verde/PT quanto a da adversária de direita, Xóchitl Gálvez, declararam vitória. Gálvez chegou a dizer que tinha certeza da vitória por ampla vantagem. Além do posto de presidente, mais de 20 mil cargos federais e locais foram disputados nas urnas.
Claudia é engenheira com especialização em energia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A presidente eleita inclusive já trabalhou no Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima.
Segundo o site Enlace Judio Mexico, Claudia é de uma família judia que chegou ao México entre os anos 1920 e 1940. A família do pai é da Lituânia e a da mãe é da Bulgária. Os pais da presidente eleita são cientistas e o irmão é físico.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Claudia Sheinbaum Pardo (@claudia_shein)