Vamos iniciar a nossa coluna no Dia a Dia On-line falando sobre o procedimento mais queridinho de todos, o clareamento dental.
Ter os dentes mais brancos é o desejo de muitas pessoas e o clareamento dental é uma ótima opção para isso. Porém, quem deseja fazer o clareamento precisa entender que o tratamento só deve ser feito após a avaliação do dentista e com as devidas orientações.
Esse método possui várias formas de tratamento, dentre elas o caseiro e o realizado em consultório.
Na técnica de consultório, é utilizado o gel de peróxido de hidrogênio, na concentração de 22% a 35%, COM ou SEM fontes de luz, controlado pelo dentista.
Quanto ao clareamento dental caseiro, é administrado pelo paciente com orientações do dentista, sendo prescrita a concentração de peróxido de carbamida de 10% a 22% sendo aplicados em moldeiras individuais, de acordo com a arcada dentária do paciente.
E com essa moldeira é realizada a aplicação do gel clareador na superfície dos dentes. Tudo planejado de maneira personalizada e individual para escolher o gel clareador e o tempo necessário de uso das moldeiras, conforme as necessidades de cada pessoa. É importante fazer o clareamento dental de forma segura, sempre com o acompanhamento do seu dentista.
O clareamento dental é realizado há muitos anos, desde 1989. A prática dos lasers e a possibilidade de seu uso na clínica odontológica associado ao marketing para a venda, gerou certa dúvida e confusão entre profissionais e até mesmo aos pacientes, que passaram a vincular o sucesso do clareamento ao uso exclusivo do laser, sendo que nem todos os lasers são indicados para esse fim e mesmo os indicados possuem apenas papel co-adjuvante no tratamento.
Segundo ESTUDOS CIENTÍFICOS, o uso de luz sobre o gel clareador não acelera o processo de clareamento!!! Visto que os dentes sofrem clareamento COM ou SEM luz. Ou seja, o que promove o clareamento dental é o agente clareador e não a aplicação de luz laser. O clareamento de consultório é efetivo e depende da quantidade e da frequência de aplicações do gel clareador.
É importante também falarmos que após realizar o procedimento, é importante evitar o consumo excessivo de alimentos que contêm muito corante. Assim como o café, vinho, alguns produtos industrializados. Estima-se que o clareamento permaneça com o efeito inicial por uma média de dois anos, dependendo do caso. A durabilidade pode variar de acordo com cada pessoa. Depende também dos hábitos alimentares e os cuidados com a higienização dos dentes.