*Da Redação Dia a Dia Notícia
Mais de um milhão de fiéis percorreram as ruas de Belém e do distrito de Icoaraci, na região metropolitana da capital paraense, na manhã deste sábado (11), para participar de dois dos principais eventos do Círio de Nazaré: a Romaria Rodoviária e a Romaria Fluvial. Ambas as celebrações se encerraram por volta das 10h30 (horário de Manaus), dando início à Moto Romaria, que ocorre neste momento.
O percurso, de cerca de 24 quilômetros, foi cumprido em quase quatro horas.
No distrito de Icoaraci, a Romaria Fluvial teve início com uma missa celebrada pelo arcebispo emérito de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, no trapiche local. Segundo a Polícia Militar do Pará, cerca de 50 mil pessoas participaram do evento, que contou com mais de 400 embarcações. A procissão fluvial percorreu aproximadamente 10 milhas náuticas (18 km) a bordo do navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil, e chegou à escadaria do Cais do Porto às 11h30, sendo recebida pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e outras autoridades estaduais.
Na sequência, a Moto Romaria reuniu motociclistas de diferentes regiões do país, que também prestaram homenagem à santa. A romaria segue até a volta da imagem peregrina à Basílica Santuário.
À noite, a programação inclui a Transladação, quando a imagem deixa o Colégio Gentil, anexo à Basílica, e segue para a igreja da Sé, antiga matriz de Belém. A Polícia Militar estima que cerca de 1,5 milhão de fiéis acompanhem essa procissão pelas ruas da capital, em um espetáculo de fé menor apenas que o Círio do domingo, cuja expectativa de público chega a 2,5 milhões de pessoas.
Neste ano, a festa tem como tema “Maria, Mãe e Rainha de toda a Criação”, ressaltando a dimensão espiritual da celebração e o cuidado com o meio ambiente, segundo os organizadores. Estima-se que mais de 2,5 milhões de pessoas participem das 14 procissões oficiais.
A grande procissão do Círio percorre cerca de 3,6 km, no trajeto inverso da Transladação, levando a imagem carinhosamente chamada de “Nazinha” da igreja da Sé de volta à Basílica Santuário. A saída está prevista para as 5h (horário de Manaus), encerrando um ciclo de fé, cultura e tradição que acontece há mais de duzentos anos, no segundo domingo de outubro.
Ver essa foto no Instagram
