Pela primeira vez em 228 anos, a multidão que invade as ruas de Belém, no Pará, no segundo domingo de outubro, não pôde participar das romarias e das procissões de Nossa Senhora durante o Círio de Nazaré.O evento geralmente reúne mais de 2 milhões de pessoas. Mas este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a programação sofreu alterações para evitar aglomeração e contágio da covid-19. O Círio 2020 foi adaptado e transmitido pelas redes sociais.
A programação do Círio 2020 teve início no último dia 09 de outubro, às 18h, com missa na Basílica Santuário, celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, seguida da apresentação do manto e live musical do Grupo Ama, transmitido pela TV Círio, TV Nazaré e TV Cultura, sem a presença do público.
Nesse sábado, dia 10, teve a descida da Imagem Original, às 11h30, missa na capela do Colégio Gentil e live musical com transmissão ao vivo da decoração da Berlinda, além de outros eventos ao longo do dia. Neste domingo, dia 11, o Círio 2020 começa com missa na Catedral, celebrada por Dom Alberto Taveira, às 7h, e termina com a Missa de encerramento, às 11h30.
Visitação da Imagem
A Imagem Peregrina ficará em exposição no altar da Praça Santuário a partir das 17h do domingo, dia 11, e segue nos outros dias até 25 de outubro, de 12 às 22h. Pela manhã, neste mesmo período, a Imagem estará em visitação por diversos hospitais públicos e privados da Região Metropolitana de Belém, entre eles Hospital Geral do Exército, Hospital Universitário João de Barros Barreto, Hospital Público Estadual Galileu, Hospital Ophir Loyola, Hospital da Beneficente Portuguesa. Alguns hospitais também serão visitados após a quinzena mariana.
Imagens
Os fotógrafos Marcello Casal Jr e Wilson Dias, da Agência Brasil, relembram as imagens do maior evento religioso do Brasil de anos anteriores.
O manto
A romaria fluvial
A moto romaria
A procissão
A corda
A fé
A promessa
A Basílica Santuário
Para saber mais sobre o Círio de Nazaré clique aqui
Edição: Liliane Farias e Marcello Casal Jr