Search
booked.net
Search
Close this search box.

Circo Caboclo leva oficinas e espetáculos para escolas das zonas periféricas de Manaus

Foto: Divulgação
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Educação e cultura circense. A Companhia Circo Caboclo leva, por meio do “Viveiro Acrobático”, oficinas de acrobacia de solo, acrobacia aérea, contorção e manipulação de objetos para escolas públicas de Manaus. As crianças ainda apreciam uma performance de circo contemporâneo preparada especialmente para os pequenos. A proposta nasce visando democratizar o acesso à formação artística e, principalmente, a formação circense.

“O ‘Viveiro Acrobático’ é um projeto que leva oficinas de técnicas circenses para as escolas públicas municipais. As oficinas contam com acrobacias aéreas, acrobacia de solo e oficina de manipulação, sendo de bambolê ou malabares. Além dessas oficinas com os estudantes, que duram entre uma hora a uma hora e meia, fazemos também um espetáculo de apresentação circense, um espetáculo para as crianças. Uma apresentação de circo contemporâneo, com muita dança usando as técnicas de circo”, pontua o acrobata Jean Winder.

A atividade circense segue até o dia 23 de junho, atendendo estudantes de 10 escolas das zonas periféricas de Manaus. No elenco, estão os acrobatas Jean Winder, Laísa Silva e Ayla Taynã.

Importância

Fundada por Jean Winder, a Companhia Circo Caboclo propõe justamente estabelecer e produzir processos artísticos entre profissionais latino-americanos e ressignificar “fronteiras”, por meio da arte e da tecnologia.

“O acesso de muitas crianças a um produto artístico, produto cultural, tanto elas assistindo, quanto elas efetuando, é muito gratificante. As crianças participam das oficinas, depois conferem o espetáculo. Acredito que isso cria um caminho de pensar como as coisas acontecem, como pode ser um processo de criação ou como as pessoas fazem para conseguir apresentar uma acrobacia em cena, esse projeto torna isso visível para essas pessoas. ”

Winder conta que havia um temor se o projeto o “Viveiro Acrobático” se encaixaria na rotina das crianças, mas foi recompensador perceber que elas estão abertas a projetos culturais.

“O ponto positivo das primeiras apresentações foi perceber que o projeto funciona muito bem com as crianças. Acho que existia um medo, uma sensação por não poder prever como funcionaria nas escolas e, no final das contas, foi um sucesso. As crianças em nenhum momento mostraram ficar entediadas, ou apresentaram ter dificuldades, pelo contrário, de repente a escola parecia ser um grande espaço de experimentações circenses”, disse.

O projeto foi contemplado pelo edital Manaus Faz Cultura 2022, da prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do Município.

“É muito difícil de mensurar a importância da atividade para a comunidade. Os resultados dessas atividades são interessantes, pelas escolas que já passamos vimos uma recepção positiva da comunidade escolar, digo dos professores e alunos. Acredito que no mínimo essas pessoas foram um pouco mais felizes no dia que praticaram as atividades circenses e tiveram contato com a prática cultural”, finaliza.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.