*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Ciranda Tradicional conquistou o primeiro lugar no 27º Festival de Cirandas de Manacapuru, realizado no último fim de semana no Parque Ingá, o Cirandódromo, localizado a 68 quilômetros de Manaus. O resultado oficial foi divulgado na segunda-feira (1º).
Trazendo o tema “Sapucai’Ay: O Grito que Vem das Águas”, o grupo levou ao palco uma apresentação que mesclou crítica social, elementos culturais e inovação tecnológica. A proposta destacou os impactos das mudanças climáticas sobre comunidades tradicionais, exaltando a resistência de povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos. A performance também trouxe referências religiosas, com destaque para a figura de Oxum, orixá das águas doces nas religiões de matriz africana.

Pontuação e critérios de avaliação
No Bloco A, a Ciranda Tradicional obteve 140 pontos, superando a Ciranda Flor Matizada, que fez 139,9 pontos, e a Guerreiros Mura, com 139,8 pontos. O bloco avalia os itens:
- Porta Cores;
- Cirandeira Bela;
- Cordão de Entrada;
- Cordão de Cirandeiros Indumentárias;
- Coreografia e Sincronismo;
- Harmonia;
- Princesa Cirandeira.
No Bloco B, a Tradicional também saiu vitoriosa. O bloco analisa os itens:
- Apresentador;
- Contadores;
- Tocata;
- Ciranda;
- Letra e Músicas Inéditas;
- Criatividade e Originalidade;
- Alegoria;
- Tema e Desenvolvimento.
Na apuração, foi constatado que a ficha de avaliação referente ao item 11 (Criatividade e Originalidade) da Ciranda Tradicional não continha a assinatura dos jurados. De acordo com o artigo 30 do regulamento do festival, nesses casos, a nota máxima é atribuída automaticamente ao grupo. A comissão organizadora classificou a falha como um“equívoco por parte dos jurados”.
O 27° Festival de Cirandas de Manacapuru de 2025 foi realizado no Parque do Ingá, o Cirandódromo, nos dias 29, 30 e 31 de agosto. Guerreiros Mura se apresentou no primeiro dia, Ciranda Tradicional no segundo, e Flor Matizada no terceiro.
Ver essa foto no Instagram
