*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O cineasta Toni Venturi faleceu nesse sábado (18) após passar mal em uma praia no município de São Sebastião, no litoral do estado de São Paulo. Ele havia completado 68 anos em novembro de 2023. Seu corpo será velado nesta segunda-feira (20), entre 13h e 20h, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
Venturi era formado em cinema pela Ryerson University, em Toronto, Canadá, e também estudou cinema na Universidade de São Paulo (USP). Ele dirigiu diversos filmes que transitam do drama à comédia, muitos deles estrelados por sua esposa, a atriz Débora Duboc. Além de Débora, ele deixa dois filhos, Theo e Otto.
Entre seus trabalhos mais aclamados está “Latitude Zero” (2002),
inspirado na peça “As Coisas Ruins da Nossa Cabeça”, do dramaturgo Fernando Bonassi, que recebeu mais de uma dezena de prêmios em festivais nacionais e internacionais.
Outro destaque em sua filmografia é “Cabra-Cega” (2005), que narra a trajetória de dois jovens militantes durante os anos da ditadura militar. Este filme foi exibido em diversos eventos cinematográficos e no 37º Festival de Brasília, onde recebeu os prêmios de direção, roteiro e do público.