Manaus, quinta-feira 2 de abril de 2026
Pesquisar

booked.net

Cinco deputados da ALE-AM mudam de partido e intensificam articulações para 2026

Foto: Divulgação

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Cinco deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) já oficializaram a mudança de partido, em movimentações já registradas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), concentradas principalmente entre o Partido Social Democrático (PSD) e o União Brasil (UB). As alterações fazem parte de um processo de reorganização política no estado e ampliam as articulações com foco nas eleições de 2026.

Entre as trocas confirmadas, o deputado Carlinhos Bessa deixou o Partido Verde (PV) e se filiou ao União Brasil. Já a deputada Mayra Dias saiu do Avante para ingressar no PSD, movimento que contou com a presença do senador Omar Aziz, uma das principais lideranças nas articulações políticas no estado.

O PSD também passou a contar com o deputado Rozenha, que deixou o Democracia, além de Wilker Barreto, que migrou do Mobiliza para reforçar a sigla. Outro nome com mudança já consolidada é o do deputado Wanderley Monteiro, que passou a integrar o União Brasil, conforme registro no SAPL.

Por outro lado, o deputado Thiago Abrahim segue até o momento no União Brasil, apesar de ter sido citado como possível reforço no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), a mudança ainda não foi oficializada.

As alterações ocorrem em um cenário de articulações intensificadas e refletem estratégias dos partidos para ampliar espaço e influência no cenário eleitoral do estado, enquanto a maioria dos parlamentares permanece nas siglas atuais.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.