Entre sexta-feira, dia 04 e sábado, dia 05, a Central Integrada de Fiscalização (CIF) fechou cinco estabelecimentos comerciais e autuou outros oito. Os locais além de não estarem com as documentações necessárias para o funcionamento, estavam descumprindo o decreto governamental que proíbe aglomerações e determina o uso de equipamentos de proteção individual, que são medidas adotadas na prevenção do novo Coronavírus (Covid-19).
Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a Central reúne servidores de órgãos estaduais e municipais. Ao todo, 16 locais foram vistoriados em dois dias pelos agentes. Na sexta, os estabelecimentos das zonas oeste e centro-oeste foram fiscalizados. Seis deles foram autuados e dois foram interditados. Ja na noite do sábado, três locais foram fechados e um foi autuado pelos agentes.
O coordenador da CIF do sábado, coronel da Polícia Militar Charles Seixas, explicou que as fiscalizações vão continuar acontecendo para que o decreto governamental seja respeitado e cumprido. “A CIF está sendo todo o final de semana. A Secretaria de Segurança, com todos os órgãos tanto do estado, quanto do município, estão atuando de forma a manter a segurança do povo amazonense”, explicou.
Coordenando a equipe da Polícia Civil, o delegado Márcio André afirmou que os policiais ajudam no que diz respeito a manter a ordem, para que os órgãos fiscalizadores possam realizar o seu trabalho da melhor maneira. “Foi possível dar condições para que esses órgãos desenvolvessem o trabalho de fiscalização nesse combate ao novo Coronavírus. Alguns estabelecimentos estavam funcionando de maneira irregular, em desconformidade com o decreto governamental, e os órgãos responsáveis pela fiscalização puderam atuar na maior normalidade graças ao apoio que foi disponibilizado pela Polícia Civil e pela Polícia Militar”, afirmou o delegado.