*Da Redação – Dia a Dia Notícia
Um cientista japonês, que preferiu manter sua identidade anônima, está viralizando nas redes sociais por usar uma fantasia inusitada de pássaro para poder se aproximar e estudar as aves. As imagens foram divulgadas pelo colega Toshitaka Suzuki, professor associado da Universidade de Tóquio.
Segundo informações, o especialista frequentou as florestas da cidade de Nagano, na região centro-sul do país, para tentar se aproximar de grupos da espécie chapim-real (Parus major) e aprender um pouco da linguagem desses pássaros. Os animais costumam mudar de lugar quando se sentem ameaçados, inclusive com a presença humana, o que dificultava o desenvolvimento da pesquisa.
Além disso, estudiosos descobriram que a ave é capaz de memorizar rostos humanos e imediatamente emitir sons de alerta quando avistam um rosto conhecido que consideram perigoso, e por esse motivo, o cientista resolveu apelar para o ‘disfarce’, segundo Suzuki.
Apesar do esforço, a espécie continuou identificando os humanos, o que indica que não é apenas o rosto que os chapins conseguem memorizar.
Mesmo após um ano de tentativas, o ornitólogo não conseguiu colher os dados necessários, mas viralizou nas internet com sua fantasia.
一昨年から一緒に研究している研究員。シジュウカラに警戒されないよう配慮した結果こうなった(意味はなかった) pic.twitter.com/yiOBX1JZmL
— 鈴木俊貴 Toshitaka Suzuki (@toshitaka_szk) August 22, 2023