*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um ciclone extratropical provocou chuva volumosa e alagamentos na madrugada desta sexta-feira (16), nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros informaram que foram registrados uma morte e dois desaparecimentos de pessoas.
De acordo com informações, no Rio Grande do Sul, várias cidades tiveram alagamentos, estradas bloqueadas, voos cancelados e apresentaram falta de luz. Algumas tiveram mais de 200 milímetros de chuva.
Conforme a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, o ciclone ocorre em uma área de baixa pressão atmosférica e se forma a partir da grande variação de temperatura.
“O processo de formação, próximo do continente, pode provocar muitas horas consecutivas de chuva, e os grandes acumulados podem causar enchentes, encharcamento do solo e deslizamentos de terra”, explica a profissional.
Cerca de 14 municípios do estado enfrentavam problemas por causa das chuvas nesta sexta: Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Novo Hamburgo, Caraá, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Capão do Canoa, Torres, São Leopoldo, Tramandaí, Maquiné, Caxias do Sul e Sapiranga.
Já na cidade de Porto Alegre, cerca de 20 pontos de ruas e avenidas seguem com o trânsito congestionado devido a alagamentos e quedas de árvores.