Search
booked.net
Search
Close this search box.

Vacinação para pessoas sem comorbidades em Manaus usará reserva de 19.440 doses

A Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB-AM), da qual o Governo do Amazonas faz parte, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), autorizou o redirecionamento do saldo remanescente e reserva técnica de 19.440 doses de vacinas contra a Covid-19 para a vacinação da população de 55 a 59 anos sem comorbidades, que vai iniciar nesta quarta-feira (02) em Manaus.

O documento foi assinado, nessa terça-feira (01), pelo coordenador da CIB-AM, secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo, e segue o planejamento do Governo do Estado para ampliar a imunização contra a Covid-19, conforme anunciado pelo governador Wilson Lima na última sexta-feira (28), durante live nas redes sociais oficiais do Estado.

As 19.440 doses remanescentes, de acordo com a CIB, deverão ser utilizadas para iniciar a vacinação da população de 55 a 59 anos, residente em Manaus, de forma escalonada e por faixas etárias decrescentes, abrangendo cerca de 80% da cobertura vacinal deste grupo. As doses deverão ser repostas posteriormente, de forma compensatória e programática, após envio de doses pelo Ministério da Saúde, conforme acordado entre a SES-AM, FVS-AM e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa Manaus).

Alcance vacinal

A decisão da CIB, de redirecionar as doses, considera o alcance positivo da cobertura vacinal da quase totalidade dos grupos prioritários, e o cenário de indisponibilidade imediata de vacinas contra a Covid-19 a toda a população de 18 a 59 anos em etapa única.

O avanço da vacinação também está amparado na Nota Técnica n° 717, do Ministério da Saúde, de 28 de maio de 2021, que dá orientações referentes à continuidade da vacinação contra a Covid-19 dos grupos prioritários, elencados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), e início da vacinação da população geral (18 a 59 anos).

Conforme balanço divulgado no documento da CIB, a campanha de vacinação contra a Covid-19, que iniciou no dia 19 de janeiro deste ano, alcançou, até o momento, em Manaus: 97,4% das pessoas de 80 anos e mais idades; 93,5% de 75 a 79 anos; 94,8% de 70 a 74 anos; 94,2% de 65 a 69 anos; 91% de 60 a 64 anos; 112,1% de trabalhadores da saúde; 173,9% de trabalhadores da educação do ensino básico; 60% dos trabalhadores da educação do ensino superior; 139,6% de pessoas com comorbidades; 8,7% de gestantes e puérperas; 6,3% de pessoas com deficiência permanente grave; e 0,04% de pessoas em situação de rua. Os grupos com índices menores iniciaram a imunização mais recentemente.

Mais vacinas

Nesta quarta-feira (02), está prevista a chegada de mais 99 mil doses da vacina AstraZeneca e outras 9 mil doses da vacina da Pfizer. A FVS-AM já trabalha no planejamento de distribuição das novas doses para definição das próximas etapas de vacinação, tanto na capital quanto no interior.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.