*Da Redação Dia a Dia Notícia
Segundo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), chuvas acima da média em Manaus deverão ocorrer para o trimestre janeiro, fevereiro e março de 2023. Meteorologista do Censipam, Lucas Mendes, afirma que as chuvas na capital em janeiro variam entre 270 a 301 milímetros. Já em fevereiro varia de 222 a 306 milímetros e em março, entre 240 a 303 milímetros.
“Conforme o Boletim Climático da Amazônia, o prognóstico climático para o primeiro trimestre de 2023, considerando a manutenção do fenômeno La Niña e o predomínio de anomalias quentes de Temperatura da Superfície do Mar na área de monitoramento no sul do Atlântico Tropical, e se restringindo especificamente ao Amazonas, são esperados volumes acima da média para as porções norte e leste do estado, ou seja, as chuvas em Manaus deverão ser relevantes e acima da média para o trimestre de janeiro, fevereiro e março”, explicou.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o La Niña é um fenômeno oceânico caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Pacífico Equatorial e de mudanças na circulação atmosférica tropical, que impacta os regimes de temperatura e chuva em várias partes do globo, incluindo a América do Sul.
No Brasil, durante o La Niña, quase sempre é observado um crescimento dos volumes de chuva nas regiões Norte e Nordeste e chuvas abaixo da média na região Sul, além de uma ligeira diminuição nas temperatura no Sudeste e Sul.