*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia
Além de Manaus, a chuva também atingiu outras cidades como o município de Tapauá (a 448 km da capital), interior do Amazonas. Em vídeo recebido pelo Dia a Dia Notícia, alunos de uma escola da comunidade da Redenção sofrem com a falta de infraestrutura e o problema fica mais evidente com a chuva.
Nas imagens, os alunos aparecem encolhidos em um canto da local, que não conta com paredes para proteção dos mesmos.
Em matéria veiculada pelo Dia a Dia Notícia, no dia 18 de novembro, moradores da comunidade relataram de forma anônima, que mesmo sem possuir uma escola em local fixo, os alunos receberam da prefeitura do município fardamento escolar.
De acordo com relato de um morador, as aulas aconteciam na casa de reuniões do grupo de manejo da comunidade, da Associação de Moradores e Entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus (Amepp). Porém, os alunos precisaram sair do local e as aulas foram remanejadas para acontecer na igreja católica da comunidade. Porém, logo saíram do local pois a igreja não tem paredes e o ambiente fica muito quente.
A única professora da comunidade, que preferiu não se identificar, leciona para alunos de diferentes séries, conhecida como classes multisseriadas, afirmou que irá pagar o aluguel de um espaço que garanta mais conforto para os estudantes.
“Faço isso por amor, porque sei que esses jovens têm muito potencial e a educação é extremamente importante. Tem muitas pessoas que não sabem nem escrever o nome. Sei que tem muitas pessoas esforçadas, porém não têm oportunidade. Preciso ajudar eles […]”, relatou.
Leia mais:
Moradores de comunidade em Tapauá, no interior do Amazonas, denunciam falta de escola