Search
booked.net
Search
Close this search box.

China está simulando ataques a navios da Marinha dos EUA, diz Taiwan

Foto: Comando do Teatro Oriental /Reuters

A China está simulando ataques a navios da Marinha dos Estados Unidos e tem como objetivo impedir que forças estrangeiras venham em auxílio de Taiwan em caso de guerra, disse o Ministério da Defesa de Taiwan em um relatório com palavras fortes que alerta sobre a ameaça de Pequim.

As tensões entre Taiwan e a China aumentaram após uma visita a Taipei no mês passado da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, que enfureceu Pequim, que a via como uma interferência em seus assuntos.

A China, que reivindica Taiwan democraticamente governada como sua, apesar das fortes objeções do governo de Taipei, realizou jogos de guerra após a viagem de Pelosi e continua suas atividades militares perto da ilha.

O Ministério da Defesa de Taiwan, em um relatório ao parlamento que foi revisado pela Reuters, disse que a China continua a fortalecer sua preparação de combate para um ataque à ilha. Ele estava se concentrando na primeira cadeia de ilhas, que vai do Japão até Taiwan, Filipinas e Bornéu, abrangendo os mares costeiros da China.

Não houve resposta imediata de Pequim ao relatório.

A China tem “usado exercícios de combate para realizar ataques simulados a navios dos EUA que entram na primeira cadeia de ilhas”, disse o relatório, e pretende obter o controle estratégico dessa cadeia de ilhas até 2035.

Os Estados Unidos têm navegado regularmente com navios de guerra no Mar da China Meridional, às vezes perto de ilhas controladas pela China, e também pelo Estreito de Taiwan no que chama de missões de liberdade de navegação que sempre irritam a China.

A partir deste ano, o ministério disse que a China aumentou sua intimidação militar, incluindo exercícios que visam minar o moral de Taiwan e “forçar negociações com uma guerra” e “forçar uma unificação com armas”.

A China pode usar forças ou agentes especiais para “decapitar” os sistemas de comando de Taiwan e danificar a infraestrutura em um ataque, e é capaz de lançar ataques eletrônicos para interromper as comunicações e os sistemas de comando, disse o relatório datado de quinta-feira.

*Reuters

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.