Search
booked.net

Chile declara estado de emergência após incêndios e onda de calor

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Os esforços para combater incêndios florestais no Chile continuam em meio a uma intensa onda de calor. As temperaturas extremas, que podem chegar a 40°C neste fim de semana, levaram as autoridades a manterem alertas em vigor e reforçarem as medidas de emergência.

No sábado (8), o presidente do Chile, Gabriel Boric, decretou estado de emergência preventiva para as regiões de Maule e Ñuble.

Em entrevista coletiva no palácio presidencial, Boric ainda disse ter “razões para acreditar que grande parte dos incêndios que atingiram a área Araucania hoje são deliberados”. A região fica localizada ao sul de Santiago. “Não vamos tolerar o comportamento vil de uma pessoa ou organização que realizou estes tipos de atos”, comentou.

A Direção Meteorológica do Chile (DMC) também mantém todos os alertas ativos, enquanto o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) declarou alerta vermelho nas regiões Metropolitana, O’Higgins, Maule, Ñuble e Biobío devido ao calor intenso.

As previsões indicam temperaturas entre 38°C e 40°C para este domingo (9) nas áreas de serra, vale e contraforte do Maule, assim como no vale e sopé de Ñuble. A situação crítica levou o governo a decretar toque de recolher em 11 comunas da Região da Araucanía, medida que foi suspensa às 6h da manhã de sábado (8), ficando sujeita a reavaliação.

Balanço dos incêndios

O ministro da Agricultura, Esteban Valenzuela, informou que, em comparação com o ano passado, há um aumento de 8% no número de incêndios, mas uma redução de 45% na área queimada. O Comitê Técnico da Senapred e da Corporação Nacional Florestal (Conaf) segue m coordenando esforços para enfrentar a crise.

Na Região da Araucanía, a diretora nacional do Senapred, Alicia Cebrián, lidera o monitoramento das ações contra os incêndios e as altas temperaturas. Entre os incêndios ativos, o “Quichaltué”, na comuna de Galvarino, já consumiu 442 hectares e segue sendo combatido por bombeiros de diversas localidades, além de brigadistas e técnicos da Conaf, com apoio aéreo. Já o incêndio “Pellahuenco 2” afetou 41,5 hectares e também mobiliza recursos terrestres e aéreos.

Autoridades locais afirmaram que há 15 focos de incêndio no Chile atualmente, situação que piorou com as temperaturas superiores a 40°C. Mais de 60 pessoas suspeitas de terem conexões com os incêndios na área Araucania foram presas recentemente.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.