Com o reconhecimento, as prefeituras podem solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para ações emergenciais de defesa civil, como distribuição de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de apoio a equipes e voluntários que atuam no atendimento às famílias atingidas.
Segundo a Defesa Civil estadual, neste sábado o nível do Rio Juruá chegou a 16,24 metros em Eirunepé e a 20,85 metros em Itamarati. Apesar da elevação, as cotas ainda estão cerca de um metro abaixo dos maiores níveis já registrados nos dois municípios.
Com a situação de emergência reconhecida, moradores das áreas afetadas também podem solicitar o saque do FGTS por calamidade. O pedido pode ser feito pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal, com limite de até R$ 6.220 por conta, desde que o trabalhador tenha saldo disponível. O prazo para solicitar o benefício vai até 11 de junho de 2026.