*Da Redação Dia a Dia Notícia
Segundo relatório mais recente divulgado pela Defesa Civil na terça-feira (2), a cheia dos rios no Amazonas deixou 14 municípios em situação de alerta.
O acompanhamento, feito diariamente, conta com três classificações: a de atenção, alerta e emergência. A situação de atenção indica possibilidade moderada de ocorrência de inundação, já a situação de alerta aponta possibilidade elevada de ocorrência de inundações e a situação de emergência corresponde à cota em que o primeiro dano é observado no município.
Os municípios em situação de alerta são Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Eirunepé, Carauari, Juruá, Pauini, Lábrea, Canutama, Borba, Nova Olinda do Norte, Jutaí e Fonte Boa.
Para a Defesa Civil, a classificação tem como finalidade alertar sobre perigo ou risco a curto prazo. O órgão monitora em tempo real os municípios, por meio das estações que medem quantidade de chuva e o nível do rio. Além dos 14 municípios em situação de alerta, o Amazonas também possui 44 em situação de atenção e apenas um em situação de emergência.