*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Nesse fim de semana, a polícia prendeu Mohamed Bashir Junior, de 36 anos, conhecido como “Basílio”, líder de uma facção criminosa do Amazonas. Basílio estava escondido no bairro Gramame, em João Pessoa (PB), onde possuía três imóveis. Considerado um dos criminosos mais procurados do país, Basílio é acusado de pelo menos seis homicídios e enfrenta processos por tráfico de drogas no Amazonas.
Considerado um dos criminosos mais procurados do país, Basílio é acusado de pelo menos seis homicídios e enfrenta processos por tráfico de drogas no Amazonas. Sua prisão ocorreu no sábado (15), durante uma operação conjunta entre a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), e a Polícia Militar da Paraíba (PMPB).
O delegado Guilherme Torres explicou que Basílio é um antigo conhecido da polícia, tendo começado sua trajetória criminosa como pistoleiro da facção até se tornar líder de uma área chamada Buritizal. Nesse local, a facção comandava um “tribunal do crime”, onde as vítimas eram capturadas, mortas, esquartejadas e enterradas. Com a ajuda de cães farejadores, a polícia conseguiu localizar três corpos na época.
Entre as vítimas está Rodrigo Aroldo Ramos de Matos, assassinado a tiros por Basílio em fevereiro de 2016, no bairro Parque 10, devido a disputas relacionadas a drogas. Outra vítima, identificada apenas como Roniery, foi brutalmente torturada e morta a tiros por Basílio e seu grupo em janeiro de 2018, no bairro da União.