Manaus, segunda-feira 11 de agosto de 2025
Pesquisar

booked.net

Chatbot com inteligência artificial da UEA facilita acesso à legislação da Zona Franca de Manaus

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Um projeto inovador desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está transformando a forma como cidadãos e empresas acessam informações jurídicas da Zona Franca de Manaus. Trata-se do Chat Suframa, um assistente virtual com inteligência artificial que funciona 24 horas por dia e oferece respostas fundamentadas sobre normas e procedimentos relacionados à autarquia federal. A iniciativa, conduzida pelo Laboratório de Sistemas Embarcados (LSE-HUB) da universidade, busca reduzir a burocracia e modernizar a gestão pública, ao aproximar a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) da sociedade.

Baseado em um extenso banco de dados, o chatbot utiliza documentos oficiais como portarias, manuais técnicos, normativos e páginas do site da Suframa, organizados para garantir precisão e confiabilidade nas respostas. Segundo os idealizadores, a principal motivação para a criação da ferramenta foi a dificuldade do público em interpretar e encontrar informações nos complexos textos legais disponíveis na internet.

Para superar esse desafio, a equipe da UEA incorporou ao projeto uma tecnologia de ponta: o Knowledge Graph (grafo de conhecimento), que permite ao sistema compreender relações entre conceitos, termos e normas jurídicas. Esse modelo contextualizado possibilita que o chatbot interprete perguntas complexas e ofereça respostas assertivas e claras, fundamentadas exclusivamente nos dados coletados.

Além de atuar como um facilitador para empresas do Polo Industrial de Manaus, o chatbot também é uma porta de entrada para o cidadão comum que busca orientações iniciais. A ferramenta é capaz de interpretar perguntas como: “Quais impostos devo pagar ao comprar um produto importado por uma empresa de São Paulo estando em Manaus?” e responder de forma objetiva, com base na legislação vigente e citando as fontes utilizadas.

O projeto, que já está em estágio avançado, impressionou técnicos da Suframa durante uma apresentação realizada por professores da UEA. Segundo o Prof. Dr. Gustavo Aquino, especialista em Inteligência Artificial do LSE-HUB, a maturidade da ferramenta surpreendeu. “Durante a apresentação, surgiram perguntas altamente técnicas, fora da nossa área de domínio direto. Mesmo assim, o chatbot conseguiu responder com precisão. Isso mostrou que estamos no caminho certo”, afirmou.

A iniciativa reforça o papel estratégico da universidade pública na construção de soluções reais para desafios do setor público. Para o coordenador-geral do LSE, Prof. Dr. Fábio Cardoso, a aproximação com a Suframa é uma amostra do potencial transformador da parceria entre academia, governo e setor produtivo. “Já temos uma relação consolidada com o setor privado. Agora, estamos estreitando laços com o setor público, mostrando nossa capacidade técnica e criando soluções que impactam diretamente a sociedade”, destacou.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.