Search
booked.net
Search
Close this search box.

Cerca de 7,2 mil grávidas realizaram o pré-natal odontológico gratuito nos últimos quatro meses em Manaus

Fotos: Divulgação / Semsa

*Victor Cavalier – Da Redação do Dia a Dia Notícia

Cerca de 7,2 mil grávidas realizaram o pré-natal odontológico gratuitamente, de setembro a dezembro de 2022, nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O número representa cerca de 81% das gestantes cadastradas na rede.

Este é um dos serviços ofertados pela Prefeitura de Manaus na atenção à saúde das gestantes, porém nem sempre é lembrado pelas mulheres. A Semsa informou que o acompanhamento com o cirurgião-dentista é fundamental para a prevenção de riscos à saúde da mãe e do bebê, e pode ser acessado em 141 unidades básicas do município.

De acordo com a cirurgiã-dentista Shirley Passos, técnica da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, esse tipo de consulta pode ser feita em todas as fases da gestação, inclusive após o nascimento da criança, quando o mesmo deve ser levado para realizar ao menos duas consultas odontológicas no seu primeiro ano de vida.

“O pré-natal odontológico visa tratar os problemas bucais relacionados à cárie e doença periodontal, e também prevenir possíveis agravos que possam desencadear problemas com a saúde do bebê, como aborto espontâneo, partos prematuros, pré-eclâmpsia e baixo peso ao nascer. Quadros de gengivite, hiperplasia gengival, granuloma piogênico e alterações salivares são alguns dos problemas que podem acontecer com frequência na gestação”, apontou Passos.

Ainda segundo a cirurgiã-dentista, o atendimento odontológico das gestantes é um assunto controverso, por conta de mitos, baseados em crenças antigas, de que existem problemas bucais característicos da gravidez, e que cessam após o nascimento do bebê.

“A gestante precisa entender que nessas consultas o profissional realiza o diagnóstico de possíveis agravos bucais e presta orientações sobre diversos assuntos, como higiene bucal e práticas saudáveis, alimentação saudável, tanto para a mãe quanto para o bebê, amamentação exclusiva até os seis meses e efeitos prejudiciais do uso da chupeta e mamadeira. Então, só vai contribuir mais ainda com o acompanhamento realizado no pré-natal tradicional”, detalhou Shirley.

Para acessar o serviço, as mulheres devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima. No local, receberão orientações sobre agendamento, ou quais unidades das proximidades ofertam o serviço. A lista de unidades pode ser acessada no site semsa.manaus.am.gov.br.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.