*Da Redação Dia a Dia Notícia
Mesmo alguns fabricantes de carne estando associados ao desmatamento ilegal e à violação de leis ambientais, quase 60% dos consumidores não deixaram de comprar carne com produção ligada à destruição da floresta amazônica. Os dados são de pesquisa realizada pela plataforma Reclame Aqui, onde 10 mil brasileiros foram entrevistados entre os dias 16 a 18 de novembro de 2021.
A pesquisa revelou também que apenas 12% dos consumidores ligam a pecuária ao desmatamento na Amazônia, porém a criação de gado é o maior causador do desmatamento.
De acordo com estudos do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e do projeto Amazônia 2030, cerca de 90% da área total desmatada do bioma é coberta por pasto, onde mais de 90% do desmatamento acontece de forma ilegal.
Em um ranking sobre as atividades relacionadas à destruição da floresta, 22,49% acreditam que exploração madeireira seja a grande responsável, já 14,69% acreditam que seja o garimpo e 15,2% relacionam a grilagem.
A pesquisa mostra ainda que 56% dos consumidores entrevistados não se interessa sobre a política de responsabilidade ambiental de um supermercado ou rede varejista ao decidir onde comprar. E que 43% dos consumidores não levam em consideração a marca da carne na hora de comprar.
Os dados demonstram também uma percepção conflitante entre os consumidores, onde mesmo que 60% dos entrevistados tenham dito que não deixaram de comprar carne proveniente de empresas ligadas ao desmatamento, 57,9% responderam sim ao serem questionados sobre a importância para sua decisão de compra saber se a produção de carne causou desmatamento.