*Da Redação Dia a Dia Notícia
No ano de 2019, a cidade de Manaus apresentou o maior percentual de escolares que já tiveram relação sexual, sendo 45,1%, havendo um aumento de 10,8 pontos percentuais em relação ao ano de 2009. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), divulgada na quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa apresenta resultados da análise da série histórica de 10 anos das quatro edições da PeNSE, realizadas de 2009 a 2019. O público alvo da pesquisa foram adolescentes com frequência regular em escolas públicas e privadas em todo o país.
Os dados apresentados na PeNSE são referentes a alimentação, atividade física, situações em casa e na escola, saúde mental, cigarro, álcool e outras drogas, saúde sexual e reprodutiva, higiene e saúde bucal, segurança e violências, uso dos serviços de saúde, além das características gerais dos escolares e do ambiente escolar.
Embora o público-alvo de início da pesquisa tenha sido os escolares do 9º ano, é neste grupo que se concentra 90,0% dos escolares com idade de 13 a 15 anos, período em que tem se dado a iniciação sexual para grande parte de meninos e meninas. Em 2009, 27,9% dos escolares do 9º ano nos municípios das capitais já tinham tido relações sexuais. Já em 2019, este percentual foi de 28,5%.
Ao longo da série histórica os meninos têm apresentado uma maior taxa de iniciação sexual em comparação as meninas. Porém entre 2009 e 2019, a taxa de iniciação sexual das meninas aumentou de 16,9% para 22,6%, o que representou uma variação de 33,7% no período.
Foi observado ainda, que a razão de chance de as meninas iniciarem a vida sexual aumentou em quase 4,0% a cada ano, assim como apresentou uma variação de 41,0% no acumulado do período.