*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Centro Histórico de Manaus será revitalizado na futura gestão de Roberto Cidade (União Brasil) com o objetivo de fortalecer o turismo e o comércio local. A proposta foi discutida na noite dessa quarta-feira (11), durante um encontro com empresários dos setores de hotelaria e agências de viagens. A iniciativa também prevê a ampliação da segurança na área, com o aumento do efetivo da Guarda Municipal armada.
De acordo com Roberto Cidade, a revitalização inclui o reordenamento das atividades comerciais e turísticas, além de melhorias na iluminação e limpeza. O candidato destacou que a segurança será reforçada com o aumento do número de guardas municipais armados, que passarão de 384 para 3 mil agentes ao longo dos próximos quatro anos.
“O Centro de Manaus vive o seu pior momento. O abandono e a falta de segurança são evidentes. Vamos trabalhar junto com a Amazonastur para criar projetos que melhorem o turismo na cidade”, afirmou Cidade.
Além da requalificação do Centro, o plano de governo de Roberto Cidade contempla a criação do Plano Municipal de Turismo, a reforma da Marina do Davi, e a oferta de cursos de qualificação para trabalhadores do setor. O fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo e do turismo sustentável também estão entre as propostas.
Durante o encontro, representantes de diferentes segmentos do setor turístico, como a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-AM) e o Amazonas Cluster de Turismo, elogiaram o diálogo com o candidato. Kleber Bechara, presidente do Amazonas Cluster de Turismo, ressaltou a importância de atender às demandas do setor e parabenizou Cidade pelo compromisso.
Outro ponto abordado foi o abandono da Marina do Davi, por onde passam cerca de 2 mil pessoas diariamente. Cidade afirmou que pretende investir na infraestrutura do local e resolver os problemas de organização.
A revitalização do Centro Histórico faz parte das promessas de campanha da coligação “Manaus Merece Mais”, que reúne partidos como Progressistas, Republicanos, Podemos, e PSB.