*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O jovem João Vitor Barros Ferreira, de 23 anos, morreu ao ser atingido por um choque elétrico enquanto utilizava um celular que estava carregando na tomada nessa quarta-feira (18), na estrada Adolpho Ducke, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
De acordo com a família de Vitor, não é conhecido como o acidente doméstico sucedeu. O fato ocorreu por volta de 1h da madrugada. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) registrou o caso.
Parecer dos especialistas
Segundo especialistas consultados pela BBC News Brasil, o perigo de utilizar o aparelho na tomada existe, apesar de ser bastante reduzido, caso o carregador e a bateria do celular sejam originais e estejam conservados.
“Nem carregador nem celular são construídos para dar choque ou explodir. Eles nascem para serem seguros. Mas se houver falha no carregador, principalmente nos não originais, ou na própria bateria, pode ter problemas. Então, se pode acontecer, a recomendação é que a pessoa não faça o uso do aparelho com ele carregando”, diz o engenheiro eletricista Edson Martinho, diretor-executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).