*Da Redação Dia a Dia Notícia
A cantora canadense Céline Dion revelou em suas redes sociais ter sido diagnosticada com a síndrome da pessoa rígida (SPR). A enfermidade é de origem neurológica e tensiona os músculos ao ponto de deixar a pessoa paralisada como uma estátua humana, conforme progride. Os problemas com a doença fizeram Céline cancelar shows marcados para janeiro de 2023.
“Venho lidando com problemas de saúde há muito tempo, e tem sido muito difícil para mim enfrentar estes desafios e falar sobre tudo o que tenho passado… Me dói dizer que vou vencer. Estou pronta para reiniciar minha turnê na Europa em fevereiro”, afirmou em vídeo publicado no seu Instagram.
No geral, pacientes com SPR perdem a capacidade de falar e andar, mas há tratamentos que diminuem a velocidade do quadro. Céline afirmou que os espasmos causados pela doença “afetam todos os aspectos da minha vida diária, às vezes causando dificuldades quando ando e não me permitindo usar minhas cordas vocais para cantar do jeito que estou acostumada”.
A artista já relatava problemas relacionados à SPR desde o final de 2021, quando adiou um show em Las Vegas devido a “espasmos musculares e persistentes”. Confira o relato da cantora na íntegra, em inglês:
Ver essa foto no Instagram