*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e diversos clubes brasileiros prestaram homenagens, nesse sábado (6), ao cartunista Ziraldo, que faleceu aos 91 anos no Rio de Janeiro. Reconhecido como o criador de “O Menino Maluquinho“, Ziraldo também era conhecido por sua paixão pelo futebol.
Flamenguista declarado, o desenhista e escritor deixou sua marca no mundo do esporte, escrevendo diversos livros sobre o tema. Em 1987, foi contratado pelo Clube dos 13 para trabalhar no Campeonato Brasileiro daquele ano, que ficou conhecido como Copa União. Sua tarefa era desenhar os mascotes dos 16 clubes envolvidos na competição.
A CBF emitiu uma nota oficial lamentando profundamente o falecimento de Ziraldo, destacando sua contribuição para o futebol brasileiro e sua passagem marcante pelo universo esportivo.
Nota da CBF:
A CBF lamenta profundamente a morte do desenhista e escritor Ziraldo, criador do célebre personagem o ‘Menino Maluquinho”. Ele foi também chargista, caricaturista e jornalista. Ziraldo foi um dos fundadores nos anos 1960 do jornal “O Pasquim”. Seus livros venderam mais de 10 milhões de exemplares e foram publicados em vários idiomas. Ziraldo era fanático por futebol. Nascido em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), ele gostava de acompanhar a Seleção Brasileira.
Ele assistiu no Maracanã a derrota para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950. “Lamento a morte do Ziraldo, um artista completo. Seus livros e personagens marcaram a vida de gerações de brasileiros. Envio minhas condolências aos familiares e aos fãs desse grande brasileiro”, afirmou Ednaldo Rodrigues. “O futebol perde um grande apaixonado. Ele também retratou com muita beleza a alegria do futebol”, acrescentou.
O Flamengo, clube de coração de Ziraldo, prestou uma longa homenagem. “O Brasil está de luto. Um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, Ziraldo nos deixou neste sábado, 6 de abril, com 91 anos. Criador de personagens inesquecíveis, marcou gerações, cativando a imaginação de milhões de brasileiros Notório rubro-negro, Ziraldo nos deu o privilégio de traçar nossa história. Em 2012, foi dele a ilustração que representou o centenário do futebol do Flamengo. Ele se intitulava “o rubro-negro mais antigo em atividade”. De Caratinga, em Minas Gerais, para o mundo. Ziraldo conquistou a todos nós com carinho e bom humor. E a paixão vermelha-e-preta sempre esteve junto. Seu personagem mais conhecido, o Menino Maluquinho, era Flamengo. Quem disse foi o próprio Ziraldo… Obrigado por tanto, mestre!”
*Com informações do Globo Esporte