Search
booked.net

Catedral de Manaus divulga programação completa da Semana Santa; veja os horários

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A Semana Santa teve início no último domingo (13) com o tradicional Domingo de Ramos. Em Manaus, as celebrações da Arquidiocese serão realizadas na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, no Centro, e presididas pelo cardeal e arcebispo Dom Leonardo Steiner.

Quinta-feira (17) – Missa dos Santos Óleos e Instituição da Eucaristia

Às 9h30, será celebrada a Missa dos Santos Óleos. À noite, a Missa da Instituição da Eucaristia acontece às 18h, seguida da Adoração Eucarística e do Ofício da Agonia, às 19h.

Sexta-feira (18) – Paixão de Cristo

A programação começa às 7h, com a oração do Ofício Divino, seguida da Via-Sacra até o Santuário de Fátima, a partir das 9h. Na Catedral, às 14h, haverá a meditação das Sete Dores de Nossa Senhora e, às 15h, a celebração da Liturgia da Paixão.

No Santuário de Fátima, a Liturgia da Paixão também será às 15h, seguida da tradicional procissão do Senhor Morto, que sai às 16h30 em direção à Igreja da Matriz.

Sábado (19) – Vigília Pascal

Ocorrida na noite do Sábado Santo, é uma vigília em honra ao Senhor, de maneira que os fiéis, seguindo a exortação do Evangelho, tenham acesas as lâmpadas, como os que aguardam seu senhor chegar e os convide a sentar à Sua mesa. As luzes da igreja devem permanecer apagadas enquanto o diácono toma o Círio e o ergue, por algum tempo, proclamando: “Eis a luz de Cristo!”, ao que todos respondem: “Demos graças a Deus!” Em seguida, os fiéis acendem suas velas no fogo do Círio Pascal e entram na igreja. O Círio, que representa o Cristo Ressuscitado, a coluna de fogo e de luz que nos guia pelas trevas e nos indica o caminho à terra prometida, avança em procissão. A Vigília Pascal será celebrada às 18h, na Catedral.

Domingo (20) – Páscoa

É o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permanecendo até a ressurreição, quando Seu espírito e Seu corpo foram reunificados. Do hebraico “Pêssach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. As celebrações do Domingo de Páscoa seguem os horários habituais na Catedral: 7h, 10h e 18h.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.