Search
booked.net
Search
Close this search box.

Cássio André Borges Assume Cargo de Desembargador Eleitoral no TRE/AM

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

Na manhã desta sexta-feira (10/05), o juiz Cássio André Borges dos Santos assumiu sua posição como membro titular, representando a classe dos magistrados, no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM). A cerimônia ocorreu no Plenário Desembargador Ataliba David Antonio, na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e contou com a presença de diversas autoridades, amigos e familiares do magistrado.

A sessão solene de posse foi conduzida pela presidente em exercício do TRE/AM, desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha que, antes de dar início à posse, solicitou que os presentes se colocassem em pé e fizessem um minuto de silêncio em respeito às vítimas da recente alagação no Rio Grande do Sul.

Em seguida, a desembargadora Mirza Telma, leu uma mensagem enviada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell Marques, que parabenizou o recém-empossado desembargador eleitoral, desejando êxito para a nova jornada que “sem sombra de dúvidas, contribuirá sobremaneira com sua laureada experiência profissional como juiz de direito somada a sua profícua vida acadêmica para o aprimoramento e engrandecimento da Justiça Eleitoral”.

Após a aposição das vestes talares e o recebimento da medalha eleitoral, o desembargador eleitoral recebeu o diploma, prestou o compromisso legal e assinou o termo de posse.

O desembargador Cezar Luiz Bandieira, vice-presidente e corregedor em exercício do TRE/AM, fez o discurso de saudação em nome dos demais membros da Corte Eleitoral. Bandiera destacou a trajetória acadêmica de Cássio Borges, desde os tempos como estudante da “Jaqueira” – como é tradicionalmente denominada a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas -, destacando a “magnífica oratória”, característica que poderia ter levado Borges a seguir carreira no Legislativo. “(…) mas o Poder Judiciário ganhou um grande magistrado, que com o passar do tempo cresce com sua atuação atuação altiva e diligente no cumprimento dos deveres inerentes ao cargo. Vem contribuindo substancialmente para a construção de uma sociedade mais justa e equânime. Não recusa desafios e desempenha seu mister com louvor tendo prestígio junto aos seus pares”, salientou o desembargador Bandieira.

Em seu discurso de posse, o novo desembargador eleitoral agradeceu a Deus e aos pais por terem oferecido a ele a oportunidade de estudar e abraçar uma carreira. Agradeceu ao desembargador Bandiera que é gaúcho e de quem ressaltou os mais de 40 anos de magistratura no Amazonas como exemplo para todos os juízes e em nome de quem prestou homenagem ao povo do Rio Grande do Sul.

Lembrando da própria formação como constitucionalista, destacou a importância da democracia no País e de sempre ser lembrado que todo poder emana do povo e para ele será exercido. “Isso sintetiza o regime democrático adotado pela Constituição de 1988. Mas aqui eu quero lembrar o papel da Justiça Eleitoral Brasileira na garantia de eleições limpas, justas com apuração célere, referência para o mundo todo de como realizar uma eleição. Se nós temos alguma coisa para exportar ao mundo é a expertise da Justiça Eleitoral brasileira que foi construída por magistrados estaduais e federais, promotores e advogados na composição plural de nossa Justiça e pelos excelentes servidores públicos que nós temos na Justiça Eleitoral”, disse o Borges.

Integraram a mesa de honra da cerimônia de posse: a presiente do TJAM,  desembargadora Nélia Caminha; o vice-governador do Estado Tadeu de Souza Silva; a primeira vice-presiente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputada estadual Alessandra Campelo da Silva; ; o deputado federal Pauderney Tomaz Avelino; a procuradora de Justiça Silvia Abdala Tuma; prefeito de Manaus; o prefeito de Manaus, David Almeida; o desembargador do Trabalho da 11ª Região, Alberto Bezerra de Melo; o corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Josué Cláudio de Souza Neto; o defensor público do Amazonas, Péricles Duarte de Souza Júnior; Jonny Cleuter Simões Mendonça, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil; o superintendente regional da Polícia Federal no Amazonas, Umberto Ramos Rodrigues; o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazonas), juiz Gildo Alves de Carvalho Filho. A solenidade foi prestigiada por desembargadores, juízes, amigos e familiares de Cássio Borges.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.