*Da Redação Dia a Dia Notícia
O governador de Roraima, Antônio Denarium (PP), conquistou sua terceira cassação no Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RR) nesta segunda-feira (22), sob a acusação de abuso do poder econômico. Tal qual as duas condenações anteriores, os juízes aplicaram a pena de inelegibilidade por oito anos a partir da eleição de 2022. A decisão ainda cabe recurso e Denarium permanecerá no cargo até a apreciação pela segunda instância.
Em nota divulgada ao público, o governador afirma que “respeita a decisão judicial e reitera a confiança na Justiça e nas instituições democráticas”, bem com diz acreditar que a decisão será revertida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A ação eleitoral foi interposta pela coligação Roraima Muito Melhor, da ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB), que acusou Denarium de executar reformas nas casas de eleitores pelo programa “Morar Melhor”, distribuir cestas básicas, transferir R$ 70 milhões para municípios próximo às eleições, promoção pessoal de agentes públicos e crescimento de despesas com publicidade. Todos são vedados pelo Código Eleitoral.
Os outros processos também foram relativos a situações semelhantes, mas também precisam de decisão no TSE.