Search
booked.net
Search
Close this search box.

Casos de Dengue aumentam e Amazonas já tem mais de 1,2 mil registros em menos de um mês

Foto: Reprodução/Istock
Foto: Reprodução/Istock

*Da Redação – Dia a Dia Notícia
O Brasil vive uma onda de aumento de casos de Dengue, e o Amazonas é um dos estados que segue liderando os registros de infectados. Em menos de um mês, o estado registrou mais de 1,2 mil casos da doença.

Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), referentes ao período de 1º a 13 de janeiro de 2024, totalizando 1.251 casos, mas sem registro de mortes pela doença.

Segundo o Ministério da Saúde, nas duas primeiras semanas, houve 55.859 casos confirmados da doença.

A FVS alerta que 66,8% dos criadouros do Aedes aegypti, transmissor de arboviroses, como a dengue, no Amazonas, estão em depósitos de água que poderiam ter sido evitados com a realização de vistorias semanais contra o mosquito.

Para evitar a proliferação do mosquito transmissor de arboviroses, a orientação é que a população aplique a estratégia dos 10 minutos de vistoria por semana de possíveis criadouros do mosquito para manter a casa, ambiente de trabalho e escola livre do mosquito. A inspeção nas casas é uma medida simples e pode ser implementada no cotidiano.

“Orientamos aos moradores, realizar uma vistoria em suas residências, pelo menos uma vez por semana, em todos os tipos de depósitos que podem acumular água, tornando-se possíveis criadouros. É preciso observar os depósitos de armazenamento de água, lavar uma vez por semana para eliminar os ovos do mosquito e os depósitos passíveis de remoção. Essa é a melhor maneira de evitar a transmissão de dengue”, afirma a gerente de Doenças de Transmissão Vetorial (GDTV-Dengue) no Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) na FVS-RCP, Luzia Mustafa.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.